Tel.: (11) 3064-2035

Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética

CRM-SP 131438

Dra. Renata Alves

Cuidados com os cabelos

Assim como a pele, os cabelos também precisam de cuidados. Deve-se evitar lavá-los com água muito quente e sempre usar um shampoo e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo. Para pentear, prefira escovas e pentes com dentes grossos e largos que agridem menos os fios. O uso excessivo de secadores e chapinhas pode danificar a cutícula dos cabelos, deixando-os mais expostos, o que aumenta o risco de ressecamento e quebra dos fios, além da formação de pontas duplas.

Tratamentos químicos em excesso como tinturas, luzes, alisamentos e mesmo os alongamentos podem tornar os fios quebradiços e prejudicar a capacidade de retenção de água e proteínas, deixando-os opacos e sem brilho.

 

Além disso, o sol também pode prejudicar a saúde do cabelo, já que os raios UV destroem a queratina presente na cutícula e danifica a melanina presente no córtex, o que pode deixar o cabelo com aspecto manchado (geralmente observado após o verão).

 

Outro ponto importante para a saúde dos cabelos é a alimentação. Dietas muito restritivas e pobres em vitaminas e proteínas podem provocar queda de cabelo e tornar os fios mais finos e frágeis. Por isso, uma alimentação saudável e equilibrada ajuda a manter os cabelos saudáveis.

 

Pacientes que apresentarem queda excessiva dos cabelos, irritações ou descamação no couro cabeludo devem procurar o médico dermatologista. Doenças como dermatite seborreica, psoríase, foliculite podem acometer esta região e causar queda dos fios. Nestes casos, busque sempre a avaliação do dermatologista. Através da história clínica e do exame físico é possível fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

 

Rua Padre João Manoel, 235 - Cj. 104

Jardins- São Paulo - SP

Tel.: (11) 3064-2035

contato@drarenataalves.com.br

Este site segue os princípios do Código de Ética Médica Brasileiro e dos Princípios Éticos para Sites de Medicina e Saúde na Internet do CREMESP