Tel.: (11) 3064-2035

Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética

CRM-SP 131438

Dra. Renata Alves

Câncer de Pele

O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente na população.

Há três tipos de câncer de pele mais comuns.

 

- Carcinoma basocelular: é o mais frequente, tem crescimento lento, baixa taxa de letalidade e alta chance de cura se detectado precocemente. Quase não há metástases à distância, mas deve ser tratado para evitar destruição de tecidos e estruturas vizinhas. Ocorre principalmente nos pacientes de pele clara e surge como placas avermelhadas que as vezes podem sangrar.

- Carcinoma espinocelular: é o segundo mais frequente na população, tem comportamento mais agressivo que o carcinoma basocelular. Tem mais chance de metástase. Geralmente ocorre em pacientes que tiveram exposição solar intensa e sem proteção ao longo da vida. A lesão surge a partir de queratoses actínicas ou lesões pré-malignas e se manifestam como manchas avermelhadas e ásperas que podem virar feridas.

 

- Melanoma: é mais raro que os outros dois tipos, porém é mais agressivo e com maior mortalidade e mais chance de metástases. É mais comum nas pessoas de pele e olhos claros mas podem afetar todas as raças e idades (inclusive jovens e pacientes da raça negra). Surge a partir de pintas antigas ou como uma pinta nova.  O diagnóstico precoce, aumenta a chance de cura. Por isso, pessoas com muitas pintas e pele clara, história de câncer de pele na família além dos que possuem antecedente pessoal ou familiar de melanoma ou que tenham notado pintas novas, devem ter toda a pele examinada por um dermatologista, se possível todo ano.

Rua Padre João Manoel, 235 - Cj. 104

Jardins- São Paulo - SP

Tel.: (11) 3064-2035

contato@drarenataalves.com.br

Este site segue os princípios do Código de Ética Médica Brasileiro e dos Princípios Éticos para Sites de Medicina e Saúde na Internet do CREMESP