Tel.: (11) 3064-2035

Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética

CRM-SP 131438

Dra. Renata Alves

Limpeza de Pele

O que é a limpeza de pele?

A limpeza de pele é um procedimento que visa remover mecanicamente os cravos e impurezas da pele. Ela permite a remoção mecânica dos cravos fechados (pontos brancos) e abertos (pontos pretos). Em alguns casos é possível ainda remover o milium, que são pequenos cistos provocados por acúmulo de sebo na pele, geralmente de 1-2mm. A limpeza de pele é mais comumente realizada na face, mas também pode ser feita no colo e nas costas.

Quais benefícios ela traz à saúde da cútis?

Quando realizada por um profissional capacitado, a limpeza de pele é um complemento ao tratamento da acne, uma vez que a remoção dos cravos facilita a penetração dos cremes de tratamento e diminui a chance de evoluir para espinhas. A limpeza de pele ainda ajuda na manutenção de uma pele mais lisinha.

 

A limpeza é indicada para todos os tipos de pele? Com que frequência ela deve ser realizada?

A limpeza pode ser realizada em todos os tipos de pele, contanto que o profissional utilize produtos adequados para cada tipo. Peles mais oleosas e acneicas devem realizar com uma maior frequência (geralmente a cada 30 – 40 dias). Já peles secas podem fazer com intervalos maiores (2 a 3 meses).

 

Existe alguma contraindicação?

A limpeza de pele não deve ser realizada caso o paciente apresente alguma alergia ou infecção no momento do procedimento. Além disso, também não deve ser indicada para a remoção das espinhas. Lesões inflamatórias de acne, quando manipuladas na limpeza, podem deixar marcas e manchas na pele. Pessoas com acne mais intensa precisam seguir um tratamento com o médico dermatologista.

 

Qual a melhor época do ano para realizar o procedimento?

O procedimento pode ser realizado durante todo o ano, porém no verão o paciente precisa redobrar os cuidados contra o sol. Isso porque a radiação solar pode estimular a pigmentação da pele e provocar manchas nos locais manipulados durante a limpeza. O ideal é evitar a exposição solar por 2 a 3 dias após a limpeza e fazer uso de um protetor solar com no mínimo FPS 30.

 

Ela deve ser realizada somente por profissionais ou a remoção das impurezas pode ser feita em casa?

A limpeza de pele só deve ser feita por profissional capacitado em clínicas de estética ou consultórios. O procedimento caseiro sem a higiene adequada e realizado por pessoas não treinadas pode causar inflamações, infecções e deixar marcas na pele.

 

Nos dias após o procedimento, deve ser evitada a exposição ao sol ou o uso de maquiagens e cosméticos?

A exposição solar deve ser evitada por 2 a 3 dias após o procedimento para evitar manchas causadas pela radiação solar. O uso de sabonetes, água thermal, hidratantes e maquiagem podem ser utilizados normalmente. Entretanto, cremes a base de ácidos, clareadores ou anti-idades só devem ser reiniciados após cicatrização completa dos locais manipulados na limpeza.

 

Gestantes podem fazer limpeza de pele?

Gestantes com  indicação médica podem realizar limpeza de pele. Entretanto, deve-se assegurar que não seja utilizado nenhum produto prejudicial a saúde do bebê (ácidos ou vapor de ozônio por exemplo são proibidos na gestação)

 

O procedimento é aconselhado para quem tem muitas espinhas?

Pacientes que apresentam acne mais intensa com muitas espinhas, nódulos e cistos devem primeiro iniciar o tratamento com o médico dermatologista para diminuir a inflamação e a quantidade destas lesões. Após o controle da doença, a limpeza de pele pode ser realizada a fim de auxiliar na remoção dos cravos.

 

Há diferenças entre a limpeza de pele feita em mulheres e a feita em homens?

Não existe diferença no método do procedimento entre homens e mulheres. Porém, devido à presença da barba, o homem deve mantê-la aparada no dia da limpeza para facilitar a sua realização.

 

Quais são os cuidados cotidianos e pós procedimento que favorecem e prolongam os resultados da limpeza de pele?

Nos primeiros 2 a 3 dias após a limpeza, o paciente deve utilizar apenas sabonetes, protetor solar e cremes hidratantes ou calmantes. Evite cremes oleosos, já que tendem a obstruir os poros e facilitar a formação dos cravos.

 

O ideal é seguir uma rotina de cuidados diários:

• Higienizar o rosto de manhã e a noite com um sabonete adequado (evite lavar o rosto várias vezes ao dia, isso pode provocar um ressecamento da pele e como efeito compensatório, a pele produz mais sebo, obstruindo os poros).

• Sabonetes esfoliantes podem ser utilizados uma vez por semana

• Aplicar um protetor solar específico para o seu tipo de pele com FPS de no mínimo 30

• Pacientes com acne beneficiam-se de cremes noturnos a base de ácido retinóico e ácido salicílico para o controle das lesões.

• Nunca dormir com maquiagem, pois contribui para obstrução dos poros.

 

Siga sempre as recomendações do dermatologista, ele é o médico capaz de examinar e prescrever os produtos mais adequados para cada tipo de pele.

 

Rua Padre João Manoel, 235 - Cj. 104

Jardins- São Paulo - SP

Tel.: (11) 3064-2035

contato@drarenataalves.com.br

Este site segue os princípios do Código de Ética Médica Brasileiro e dos Princípios Éticos para Sites de Medicina e Saúde na Internet do CREMESP