Tel.: (11) 3064-2035

Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética

CRM-SP 131438

Dra. Renata Alves

Pele e hidratação

O frio e o tempo seco contribuem para o ressecamento da pele. Tanto os adultos como as crianças precisam hidratar o corpo diariamente, principalmente no inverno, para evitar coceiras, descamação ou piora de algumas doenças dermatológicas (como dermatite atópica, psoríase, etc).

 

O banho deve ser morno, rápido e com sabonete neutro. Além disso, deve-se sempre evitar o uso de buchas e sabonetes antissépticos, pois podem lesar ainda mais a pele e remover bactérias protetoras do nosso organismo.

 

Hoje em dia, existem inúmeras opções de hidratantes corporais no mercado. Alguns somente formam uma barreira de proteção e outros contêm substâncias capazes de reter água na pele, o que aumenta o poder de hidratação. A ureia é uma destas substâncias, porém deve ser evitada por gestantes.

 

Todos os tipos de pele necessitam de hidratante facial, até mesmo uma pele oleosa?

 

Os cuidados com a hidratação devem ser diários. Isso ajuda no viço, elasticidade e integridade da pele, e evita o aparecimento de descamação, prurido, ressecamento e irritações.

É preciso usar hidratantes adequados par cada tipo de pele. As oleosas também precisam de hidratação, mas o ideal é usar um produto oil-free, à base de água para não aumentar a oleosidade local e nem provocar espinhas.

 

Além do uso de produtos específicos na pele, é necessário hidratar o organismo com a ingestão diária de água.

Dicas que ajudam a manter a pele hidratada:

• Evitar exposição excessiva ao sol.

• Manter uma dieta equilibrada com frutas, verduras e líquidos

• Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados,

   principalmente no inverno.

• Evitar realizar esfoliações excessivas na pele

 

Por isso o ideal é sempre passar por uma avaliação com o dermatologista, só assim é possível indicar o melhor produto para a sua pele.

 

 

Rua Padre João Manoel, 235 - Cj. 104

Jardins- São Paulo - SP

Tel.: (11) 3064-2035

contato@drarenataalves.com.br

Este site segue os princípios do Código de Ética Médica Brasileiro e dos Princípios Éticos para Sites de Medicina e Saúde na Internet do CREMESP