Tel.: (11) 3064-2035

Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética

CRM-SP 131438

Dra. Renata Alves

Protetores e radiação solar

O protetor solar tem a função de proteger a pele da radiação ultravioleta (UV).

 

Existem dois tipos de radiação UV:

 

• UVA: apresenta baixa variação ao longo do dia. É responsável pelo envelhecimento da pele e também pelo câncer de pele

 

• UVB: é mais intensa no período entre 10h as 16h. É responsável pelas queimaduras, vermelhidão e câncer de pele.

 

O protetor deve ser usado diariamente, mesmo em dias nublados, e aplicado 30 minutos antes da exposição. O ideal é que o protetor tenha no mínimo FPS 30 e PPD 8.

 

Atenção! O FPS representa a medida de proteção contra UVB e o PPD contra a radiação UVA.

 

Sempre procure estas indicações na embalagem.

Dica: Hoje em dia existem vários tipos de protetores. A indicação depende do tipo de pele de cada pessoa. Peles oleosas devem dar preferência para texturas em gel ou serum, enquanto peles secas beneficiam-se dos protetores em creme ou associados a hidratantes.

O sol ao longo dos anos...

 

Até os 6 meses de idade, deve-se evitar a exposição ao sol, pois o uso do protetor não é recomendado nesta faixa etária (exceto casos muito específicos). Porém a proteção solar pode ser realizada com barreiras físicas como roupas, chapéus/bonés e guarda-sol.

 

Entre os 6 meses e 2 anos de idade, deve-se dar preferência aos protetores específicos para crianças que contém filtros físicos  e são mais seguros para esta faixa etária (eles são formulados com dióxido de titânio e óxido de zinco, que ficam na superfície da pele e refletem os raios do sol).

 

Crianças a partir dos 2 anos já podem usar protetores a base de filtros químicos, mas de preferência formulados para a pele da criança e com FPS 30 no mínimo (linha infantil, kids).

 

A exposição solar em pessoas idosas auxilia na produção de vitamina D, fundamental na calcificação do osso. Contudo, isso não justifica a exposição sem protetor solar.

Rua Padre João Manoel, 235 - Cj. 104

Jardins- São Paulo - SP

Tel.: (11) 3064-2035

contato@drarenataalves.com.br

Este site segue os princípios do Código de Ética Médica Brasileiro e dos Princípios Éticos para Sites de Medicina e Saúde na Internet do CREMESP