Tel.: (11) 3064-2035

Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética

CRM-SP 131438

Dra. Renata Alves

Toxina Botulínica (Botox®)

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica, mais conhecida pelo nome comercial Botox®, é amplamente utilizada na Dermatologia há muitos anos. O produto tem capacidade de relaxar o músculo, o que atenua e previne as rugas e marcas de expressão.

 

Sua aplicação vai além do tratamento das rugas, já que a toxina botulínica é indicada também nos casos de hiperidrose (suor intenso / transpiração excessiva), sorriso gengival, bruxismo (ranger os dentes).

Inclusive, outras especialidades como neurologia e ortopedia também fazem uso para melhora de correção de assimetrias, paralisias e contraturas musculares.

 

Existem diversas marcas de toxina botulínica. A mais famosa e que popularizou o nome do produto é a Botox®, mas há outras como Dysport®, Xeomin® e Botulift®. Apesar de pequenas diferenças entre elas, todas têm o efeito final de relaxamento da musculatura e melhora das rugas.

 

Quem pode fazer o procedimento? Existe uma idade certa?

Não existe uma idade certa para aplicação da toxina botulínica. Contudo, seu uso está indicado somente quando as linhas de expressão começam a aparecer e isso depende da genética da cada pessoa.

 

Pessoas que já apresentam rugas muito profundas apresentam resultados inferiores àquelas que iniciam o uso já nos primeiros sinais de marcas e rugas.

 

O uso do medicamento é contraindicado em grávidas, em algumas doenças neurológicas e em associação com algumas medicações. Consulte sempre um dermatologista para avaliação do seu caso.

 

Como funciona o procedimento?

A aplicação é rápida e bem tolerável.

 

Para reduzir o desconforto, utiliza-se um creme anestésico 20 a 30 minutos antes para aliviar o incomodo da aplicação.

 

Em seguida, é feita a marcação dos pontos de aplicação, que são variáveis de acordo com cada paciente, pois depende da anatomia e força muscular.

Após a limpeza da pele, o produto é injetado diretamente no músculo (em cada ponto pré-estabelecido).

 

Locais comumente tratados para rejuvenescimento:

Terço superior da face - linhas horizontais da fronte (rugas da testa), glabela (rugas entre sobrancelhas), pés de galinha e ponto para levantar sobrancelha.

Região mandibular – pontos de Nefertiti (contorno da mandíbula)

Pescoço / Região cervical – bandas verticais do músculo platisma

 

O efeito é imediato? Qual a duração do efeito?

O efeito não é imediato. Usualmente, inicia-se após 2 a 3 dias da aplicação e tem o efeito completo com 15 dias, quando o paciente deve retornar ao consultório para reavaliação e, se necessário, algum complemento.

 

A duração média é de 3 a 4 meses, com recuperação gradual do movimento muscular após este período. Em 6 meses, o músculo já retoma a contração normal e uma nova aplicação pode ser realizada.

 

No caso das axilas, para melhorar do suor excessivo, o efeito pode durar de 6-8 meses.

 

Orientações pós procedimento

Para evitar a migração da toxina, o paciente não deve deitar nas 4 horas seguintes ao procedimento e nem fazer atividade física intensa nas 24 horas. Após este período, o paciente pode voltar as suas atividades normalmente. O ideal é usar filtro solar regularmente e caso haja algum hematoma, deve-se evitar o sol.

 

Existe algum risco na realização do procedimento?

O procedimento deve ser realizado por um médico capacitado a fim de obter um resultado natural e minimizar as chances de efeitos colaterais.

 

No local da aplicação, pode ocorrer edema (inchaço), eritema (vermelhidão) ou ainda hematoma que desaparecem com 3 a 7 dias.

 

Queda da sobrancelha, inchaço das pálpebras, alteração do sorriso são complicações raras e reversíveis. Geralmente ocorrem por erro de técnica, difusão da toxina ou excesso de produto.

 

O médico dermatologista é capaz de diagnosticar e conduzir estes problemas.

 

Existe uma época melhor para realizar a aplicação?

O procedimento não sofre interferência do sol e pode ser realizado tanto no verão como no inverno.

 

Rua Padre João Manoel, 235 - Cj. 104

Jardins- São Paulo - SP

Tel.: (11) 3064-2035

contato@drarenataalves.com.br

Este site segue os princípios do Código de Ética Médica Brasileiro e dos Princípios Éticos para Sites de Medicina e Saúde na Internet do CREMESP