O frio e o tempo seco contribuem para o ressecamento da pele. Tanto os adultos como as crianças precisam hidratar o corpo diariamente, principalmente no inverno, para evitar coceiras, descamação ou piora de algumas doenças dermatológicas (como dermatite atópica, psoríase, etc).
O banho deve ser morno, rápido e com sabonete neutro. Além disso, deve-se sempre evitar o uso de buchas e sabonetes antissépticos, pois podem lesar ainda mais a pele e remover bactérias protetoras do nosso organismo.
Hoje em dia, existem inúmeras opções de hidratantes corporais no mercado. Alguns somente formam uma barreira de proteção e outros contêm substâncias capazes de reter água na pele, o que aumenta o poder de hidratação. A ureia é uma destas substâncias, porém deve ser evitada por gestantes.
Todos os tipos de pele necessitam de hidratante facial, até mesmo uma pele oleosa?
Os cuidados com a hidratação devem ser diários. Isso ajuda no viço, elasticidade e integridade da pele, e evita o aparecimento de descamação, prurido, ressecamento e irritações.
É preciso usar hidratantes adequados par cada tipo de pele. As oleosas também precisam de hidratação, mas o ideal é usar um produto oil-free, à base de água para não aumentar a oleosidade local e nem provocar espinhas.
Além do uso de produtos específicos na pele, é necessário hidratar o organismo com a ingestão diária de água.
Dicas que ajudam a manter a pele hidratada:
• Evitar exposição excessiva ao sol.
• Manter uma dieta equilibrada com frutas, verduras e líquidos
• Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados,
principalmente no inverno.
• Evitar realizar esfoliações excessivas na pele
Por isso o ideal é sempre passar por uma avaliação com o dermatologista, só assim é possível indicar o melhor produto para a sua pele.