UNHAS
As unhas podem ser acometidas por infecções, doenças específicas ou afecções do corpo que também envolvem as unhas.
As alterações observadas geralmente são: alteração da cor, fragilidade, espessamento, quebra e mudança no formato da lâmina ungueal. Doenças mais frequentes são onicomicose (micose de unha), traumas, psoríase, líquen plano, deficiência de vitaminas, alterações pós quimioterapia e medicamentos.
Por isso, o exame da pele inclui a avaliação das unhas, algumas vezes com auxílio do dermatoscópio e se necessário com exames complementares como o micológico direto (raspado da unha para avaliação de micose).
CABELOS
Durante o exame dermatológico, também é examinado o couro cabeludo e os cabelos. Muitas doenças podem acometer esta região. A queda de cabelo é a principal queixa, mas coceira e descamação também são muito frequentes.
As principais afecções dos cabelos e couro cabeludo são:
-alopecia androgenética (queda de cabelo genética masculina e feminina, com afinamento dos fios e perda de volume)
-dermatite seborreica (caspa)
-foliculite (espinhas, pontos de pus no couro cabeludo)
-psoríase (placas avermelhadas e descamativas)
-eflúvio telógeno (queda de cabelo acentuada após gravidez, cirurgias, dietas)
-alopecia areata (placas de ausência de cabelo, sem inflamação)
-lupus (placas de atrofia com cicatrizes)
-paroníquia (inflamação da cutícula)
-micose
-traumas químicos (alisamentos, tinturas)
A queda de cabelo aumentada deve ser sempre investigada. Além do exame físico, que muitas vezes já permite o diagnóstico, exames complementares podem ser solicitados para investigar anemia, alterações hormonais e tireóide.
Existem diversos tratamentos para a queda de cabelo como medicamentos tópicos, orais, injetáveis e até laser.
A saúde dos cabelos interfere na qualidade de vida e na auto-estima. Por isso, caso perceba qualquer alteração, procure o seu médico dermatologista.
MUCOSAS
A mucosa oral e genital também podem ser acometidas por doenças específicas ou sistêmicas. As principais queixas são manchas, feridas e tumorações. As mucosas podem ser acometidas por infecções (herpes, DST, micoses), aftas, nevos (pintas), tumores e líquen escleroso e atrófico. Muitas vezes outras especialidades como otorrinolaringologista, ginecologista, urologista precisam acompanhar o caso junto com o dermatologista.