Doenças Infecciosas Cutâneas

A pele pode ser acometida por diversas infecções causadas por fungos, vírus e bactérias.

Infecções Bacterianas

As infecções bacterianas cutâneas mais comuns são impetigo, abscesso, foliculite, celulite e erisipela. O diagnóstico deve ser precoce para iniciar o tratamento a fim de evitar que o quadro se agrave. É possível utilizar antibióticos tópicos ou orais dependendo do caso.

Infecções Virais

Muitas doenças virais acometem a pele. Podem ter diversas apresentações e ser acompanhadas de sintomas gerais como mal estar, febre e fadiga. Os vírus podem se manifestar como exantemas (manchas avermelhadas) e pápulas eritematosas como no sarampo, rubéola, dengue e varicela (catapora). Ou serem localizadas como no caso do herpes simples (labial ou genital), herpes zoster (vírus da varicela) e verruga viral  e condilomas genitais (causados por alguns subtipos de HPV).

Infecções Fúngicas

Os fungos podem causar diversos tipos de micoses. As superficiais são as mais comuns e podem se manifestar como manchas brancas ou avermelhadas com descamação, que podem causar prurido e até fissuras. Podem surgir em qualquer região da pele mas costumam ser mais frequentes nas áreas de dobras como virilha, embaixo de mamas e entre dedos dos pés. Os fungos também podem causar micose nas unhas e nos cabelos.

As micoses profundas são mais raras e manifestam-se na pele de diversas formas como feridas, tumores e nódulos. O paciente pode ter gânglios aumentados e também pode acometer outros órgãos. O quadro em geral é mais grave e o tratamento mais prolongado.

Além do exame clínico, o médico pode solicitar exames como micológico direto e cultura para fungos para identificar qual o tipo de micose e indicar o melhor tratamento para o paciente.

Medicamentos tópicos e orais são indicados no tratamento, mas medidas preventivas também devem ser adotadas como manter a pele seca e limpa, evitar sapatos fechados por tempo prolongado, não compartilhar objetos pessoais como escova de cabelo e bonés.