O que é a limpeza de pele?
A limpeza de pele é um procedimento que visa remover mecanicamente os cravos e impurezas da pele. Ela permite a remoção mecânica dos cravos fechados (pontos brancos) e abertos (pontos pretos). Em alguns casos é possível ainda remover o milium, que são pequenos cistos provocados por acúmulo de sebo na pele, geralmente de 1-2mm. A limpeza de pele é mais comumente realizada na face, mas também pode ser feita no colo e nas costas.
Quais benefícios ela traz à saúde da cútis?
Quando realizada por um profissional capacitado, a limpeza de pele é um complemento ao tratamento da acne, uma vez que a remoção dos cravos facilita a penetração dos cremes de tratamento e diminui a chance de evoluir para espinhas. A limpeza de pele ainda ajuda na manutenção de uma pele mais lisinha.
A limpeza é indicada para todos os tipos de pele? Com que frequência ela deve ser realizada?
A limpeza pode ser realizada em todos os tipos de pele, contanto que o profissional utilize produtos adequados para cada tipo. Peles mais oleosas e acneicas devem realizar com uma maior frequência (geralmente a cada 30 – 40 dias). Já peles secas podem fazer com intervalos maiores (2 a 3 meses).
Existe alguma contraindicação?
A limpeza de pele não deve ser realizada caso o paciente apresente alguma alergia ou infecção no momento do procedimento. Além disso, também não deve ser indicada para a remoção das espinhas. Lesões inflamatórias de acne, quando manipuladas na limpeza, podem deixar marcas e manchas na pele. Pessoas com acne mais intensa precisam seguir um tratamento com o médico dermatologista.
Qual a melhor época do ano para realizar o procedimento?
O procedimento pode ser realizado durante todo o ano, porém no verão o paciente precisa redobrar os cuidados contra o sol. Isso porque a radiação solar pode estimular a pigmentação da pele e provocar manchas nos locais manipulados durante a limpeza. O ideal é evitar a exposição solar por 2 a 3 dias após a limpeza e fazer uso de um protetor solar com no mínimo FPS 30.
Ela deve ser realizada somente por profissionais ou a remoção das impurezas pode ser feita em casa?
A limpeza de pele só deve ser feita por profissional capacitado em clínicas de estética ou consultórios. O procedimento caseiro sem a higiene adequada e realizado por pessoas não treinadas pode causar inflamações, infecções e deixar marcas na pele.
Nos dias após o procedimento, deve ser evitada a exposição ao sol ou o uso de maquiagens e cosméticos?
A exposição solar deve ser evitada por 2 a 3 dias após o procedimento para evitar manchas causadas pela radiação solar. O uso de sabonetes, água thermal, hidratantes e maquiagem podem ser utilizados normalmente. Entretanto, cremes a base de ácidos, clareadores ou anti-idades só devem ser reiniciados após cicatrização completa dos locais manipulados na limpeza.
Gestantes podem fazer limpeza de pele?
Gestantes com indicação médica podem realizar limpeza de pele. Entretanto, deve-se assegurar que não seja utilizado nenhum produto prejudicial a saúde do bebê (ácidos ou vapor de ozônio por exemplo são proibidos na gestação)
O procedimento é aconselhado para quem tem muitas espinhas?
Pacientes que apresentam acne mais intensa com muitas espinhas, nódulos e cistos devem primeiro iniciar o tratamento com o médico dermatologista para diminuir a inflamação e a quantidade destas lesões. Após o controle da doença, a limpeza de pele pode ser realizada a fim de auxiliar na remoção dos cravos.
Há diferenças entre a limpeza de pele feita em mulheres e a feita em homens?
Não existe diferença no método do procedimento entre homens e mulheres. Porém, devido à presença da barba, o homem deve mantê-la aparada no dia da limpeza para facilitar a sua realização.
Quais são os cuidados cotidianos e pós procedimento que favorecem e prolongam os resultados da limpeza de pele?
Nos primeiros 2 a 3 dias após a limpeza, o paciente deve utilizar apenas sabonetes, protetor solar e cremes hidratantes ou calmantes. Evite cremes oleosos, já que tendem a obstruir os poros e facilitar a formação dos cravos.
O ideal é seguir uma rotina de cuidados diários:
• Higienizar o rosto de manhã e a noite com um sabonete adequado (evite lavar o rosto várias vezes ao dia, isso pode provocar um ressecamento da pele e como efeito compensatório, a pele produz mais sebo, obstruindo os poros).
• Sabonetes esfoliantes podem ser utilizados uma vez por semana
• Aplicar um protetor solar específico para o seu tipo de pele com FPS de no mínimo 30
• Pacientes com acne beneficiam-se de cremes noturnos a base de ácido retinóico e ácido salicílico para o controle das lesões.
• Nunca dormir com maquiagem, pois contribui para obstrução dos poros.
Siga sempre as recomendações do dermatologista, ele é o médico capaz de examinar e prescrever os produtos mais adequados para cada tipo de pele.