O que é preenchimento?
O preenchimento é um procedimento realizado pelo médico dermatologista para repor o volume perdido na pele, ou seja, é capaz de atenuar rugas, vincos e sulcos que podem aparecer com a idade. E ainda pode ajudar na sustentação e contorno do rosto com a finalidade de dar um aspecto mais jovem a área tratada.
Quais são as indicações?
O preenchimento apresenta diversas indicações como: melhorar sulco nasogeniano (“bigode chinês”), sulco lábio-mentoniano (“marionetes”), olheiras, contorno e volume dos lábios, contorno e volume do rosto (região mandibular, malar, mento), dorso das mãos, rugas finas, cicatrizes de acne e hidratação profunda da pele.
O principal produto utilizado é o ácido hialurônico, pois é reabsorvível e o risco de alergia é muito raro. Trata-se de uma molécula compatível, já que temos esta substância naturalmente na nossa pele, porém com o tempo o organismo diminui a sua produção. O gel vem dentro de uma seringa e pode ser aplicado com agulha ou cânula. Há diversas marcas disponíveis no mercado, algumas com lidocaína associada, o que traz conforto ao paciente. Dependendo da área tratada, pode-se utilizar diferentes concentrações e espessuras de ácido hialurônico (mais fino ou mais grosso).
Como é feito o preenchimento?
A aplicação é tranquila e tolerável. Geralmente utiliza-se um creme anestésico 20 a 30 minutos antes para alívio da dor. Raramente é necessário fazer anestesia local ou bloqueio anestésico.
Inicialmente, define-se a área a ser tratada, o tipo e a quantidade de produto a ser utilizado. Na sequencia, é feita a assepsia da pele e o gel é aplicado com agulha ou com cânula dentro da pele.
Quando começo a ver resultados? Qual a duração??
O resultado é imediato, sempre buscando um resultado natural. O tempo de duração dependerá do local preenchido e do material utilizado. Ele dura em média 12 meses, após este período é absorvido pelo corpo e eliminado. Geralmente realiza-se em sessão única, exceto o preenchimento para hidratação profunda da pele, o qual é realizado em 3 sessões com intervalos de 3 a 4 semanas.
Existe alguma complicação?
Após a aplicação, o local pode apresentar inchaço, vermelhidão e mais raramente hematoma, que desaparecem com 3 a 7 dias.
O preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento relativamente seguro quando realizado por um médico que conhece a anatomia e domina a técnica da aplicação.
Raramente observa-se complicações mais graves como infecção, necrose, biofilme e nódulos. Elas devem ser rapidamente diagnosticadas a fim de serem tratadas. Geralmente ocorrem por erro de técnica, excesso de produto ou má higienização da pele. O médico dermatologista capacitado, que conhece a anatomia e domina a técnica da aplicação pode realizar o preenchimento com mais segurança, o que diminui o risco de complicações. Além disso, é capaz de diagnosticar e conduzir estes problemas.
Qual cuidado preciso ter após realizar o procedimento?
Não é necessário nenhum cuidado específico. A maioria das pessoas pode retornar às suas atividades normais, inclusive trabalho, logo após o preenchimento. O ideal é usar filtro solar regularmente e caso haja hematoma deve-se evitar o sol.
Existe uma época melhor para realizar a aplicação?
O procedimento não sofre interferência do sol e pode ser realizado tanto no verão como no inverno.
Quais as contra-indicações para o preenchimento?
Mulheres grávidas, doenças auto-imunes, infecção no local da aplicação são algumas contra-indicações ao procedimento. O ideal é consultar o seu dermatologista para saber mais sobre sua queixa, seu histórico e que produto que será utilizado.